O que é a Nota Carioca?

A Nota Carioca é a nota fiscal de serviços eletrônica que foi implantada por volta de maio de 2010 visando atender o Rio de Janeiro, sendo que a partir de outubro do mesmo ano, a emissão de nota fiscal eletrônica passaria a ser obrigatória.

A emissão de nota fiscal eletrônica (também chamada de NF-e ou NFS-e para o caso de serviços) já estava funcionando desde 2008 em alguns lugares do Brasil.

o que é a nota carioca

 

NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA DO RIO

Pode-se dizer então que a Nota Carioca é a NFS-e do Rio de Janeiro, ou seja, a Nota Fiscal de Serviços do Rio de Janeiro. E para um melhor entendimento, a NFS-e é um documento digital que fica armazenado nas respectivas prefeituras e hoje este documento digital é utilizado praticamente todo o país. A NFS-e tem como objetivo permitir uma melhor supervisão por parte das prefeituras sobre o recolhimento do Imposto sobre Serviço (ISS).

Até então os recursos digitais para emissão das notas fiscais tem funcionado conforme previsto, o resultado é as várias partes envolvidas no processo acabam sendo beneficiadas: quem emite, quem recebe e as prefeituras.

BENEFÍCIOS DA NOTA CARIOCA

Quando se trata de Nota Carioca, praticamente tudo é feito de maneira online, ou seja, bastando ter um computador e acesso à internet, as administrações tributárias são facilitadas pois existe uma padronização da informações o que acaba resultando em um aumento de produtividade.

Abaixo podemos conferir como a Nota Carioca pode trazer benefícios tanto para quem emite quanto para quem a recebe.

PARA QUEM EMITE A NOTA CARIOCA

Como o documento é no formato digital, com certeza um dos primeiros benefícios notados é a economia feita com papel. Diferente do modelo até então convencional, você só irá imprimir a Nota Carioca se quiser ou em alguma ocasião atípica.
Se há uma redução na quantidade de notas impressas fisicamente, economiza-se também com espaço físico para armazenamento das mesmas.

A emissão é realizada através da internet de maneira muito simples, várias informações que já constam no banco de dados da prefeitura são carregadas automaticamente, sem a necessidade de ficar digitando toda vez que for emitir uma nota. As notas também podem ser enviadas facilmente por e-mail.

Os erros durante a emissão quase não existem pois o sistema valida a entrada das informações e barra qualquer tipo de irregularidade, evitando também erros de preenchimento. A autenticação ocorre através de assinatura (digital) utilizando-se um certificado digital.

Quem emite também estará livre de algumas burocracias como escrituração dos livros de Registro de Apuração do ISS e apresentação da DIEF (Declaração de Informações Econômico-Fiscais).

PARA QUEM RECEBE A NOTA CARIOCA

Quem está recebendo a Nota Carioca como pessoa física deve solicitar que seu CPF seja incluso na nota para usufruir de créditos para posteriormente serem abatidos no IPTU e ainda pode participar de sorteios.

A pessoa ainda poderá receber a nota por e-mail, além de outras facilidades, ficando também sem a necessidade de lançar as notas na Declaração de Informações Econômico-Fiscais.

SE TEM ALGUMA DÚVIDA, DEIXE UM COMETÁRIO!

 

 

2 Responses to “O que é a Nota Carioca?”
  1. no dia 31-12 comprei desta empresa uma bateria por 315,00, e nao recebi qq nota fiscal. Comprei pois a Liberty me mandou um serviço de assistencia 24 hs e o Sr, Marcos me informou me disse que eu teria de trocar a bateria, pois a antiga do carro nao pegava o que eles dizem como “CHUPETA” e que mandaria a NF da bateria. Isto está correto, !?
    CARLOS GRYNSZTEJN, 14,45 do dia 6 de janeiro

  2. Roberto silva

    Ola Boa tarde,
    Sou micro empreendendor individual, e gostaria de saber o que faco para emitir a nota carioca para meus clientes, e como faco pra mim cadastrar e. Comecar emitir a nota carioca

Leave a Reply