Não Consigo Emitir a Nota Carioca, o que Fazer?

Como já foi explicado aqui em outro artigo, o processo de emissão da Nota Carioca é totalmente on-line, de forma que basta apenas um computador que tenha conexão com a internet.

É claro que é necessário possuir também um certificado digital ou a Senha Web para acessar o sistema do Nota Fiscal de Serviços Eletrônica.

Caso ainda não tenha lido o artigo, acesse e veja mais informações sobre a Nota Carioca:

O que é a Nota Carioca?

A questão é que de alguma forma alguém que precise emitir a Nota Carioca pode ficar sem possibilidade de seguir o fluxo principal para geração da mesma e necessite de uma segunda alternativa para não ficar sem emitir suas notas.

não consigo emitir nota carioca

Esse é um problema que normalmente não ocorreria na utilização de nota fiscal convencional, e ainda hoje existem prestadores de serviços que ainda não são obrigados a trabalhar com a nota fiscal de serviços eletrônica. Vale lembrar que nota fiscal convencional é aquela que não é eletrônica mas ainda sim é emitida conforme manda a legislação, e também as notas eletrônicas de outros municípios são consideradas notas convencionais.

OPÇÃO PARA QUEM NÃO CONSEGUE EMITIR A NOTA CARIOCA

Não consigo acessar a Nota Carioca, o que posso fazer? Não se preocupe pois existe uma saída!

Uma alternativa é o Recibo Provisório de Serviços (RPS), documento este que auxiliará à todos que necessitam emitir a Nota Carioca porém não conseguem se conectar imediatamente ao sistema on-line de emissão das notas.

Utilizar o documento RPS também será uma alternativa para as empresas que precisam emitir um volume muito grande de notas, o que seria inviável ser feito através do acesso ao sistema para emitir nota por nota.

E além dos casos anteriores, existem também os contribuintes que utilizam sistemas específicos desenvolvidos por terceiros. Estes sistemas customizados estabelecem uma conexão alternativa com a prefeitura através de web services. Posteriormente, quem emitiu o RPS terá que efetuar uma conversão deste RPS em nota fiscal de serviços eletrônica, uma por uma ou enviando arquivos para o processamento em lotes.

POSSUI MAIS ALGUMA DÚVIDA. DEIXE SEU COMENTÁRIO!

2 Responses to “Não Consigo Emitir a Nota Carioca, o que Fazer?”
  1. Manoel Francisco Oliveira Pereira

    Desejo saber em caso de compras via internet como é feito o crédito?

  2. Leonardo

    Não consigo sequer fazer minha senha para acesso ao sistema. Tô tentando há vários dias e nada. Faço o passo a passo e retorna sempre p/a página inicial.
    Impossível.

Leave a Reply